A agricultura familiar é um modelo de produção agrícola realizado por pequenos agricultores, que cultivam seus próprios alimentos e comercializam o excedente em pequena escala.
Essa prática tem sido cada vez mais reconhecida como uma importante fonte de segurança alimentar e desenvolvimento socioeconômico, além de impactar o meio ambiente de forma bastante positiva.
A agricultura familiar pode mudar a vida de famílias inteiras, podendo ser mais uma fonte de renda, além de acesso a alimentos frescos e nutritivos. Além disso, a agricultura familiar pode ajudar a fortalecer as comunidades locais, gerando empregos e estimulando a economia local.
Como funciona a agricultura familiar?
Ao cultivar seus próprios alimentos e comercializar o excedente em pequena escala, os agricultores familiares podem reduzir sua dependência de alimentos importados e produtos químicos sintéticos, ao mesmo tempo em que ajudam a proteger o meio ambiente e a preservar a biodiversidade.
No entanto, para que a agricultura familiar seja bem-sucedida, é preciso investir em infraestrutura, tecnologia e treinamento, além de políticas públicas que apoiem e promovam esse modelo de produção. Somente assim, será possível garantir que a agricultura familiar continue a prosperar e a mudar a vida de famílias inteiras em todo o mundo.
Projeto Semear: unidos para plantar um futuro melhor
Em parceria com a Prefeitura de Curitiba e com a Copel, em breve o Instituto Moradas do Tempo vai implementar uma horta comunitária na Cidade Industrial de Curitiba para proporcionar um espaço de convivência para mais de 60 famílias do Conjunto Atenas, Jardim Gabineto e Trianon.
Além de disponibilizar o espaço para a comunidade cultivar alimentos livres de agrotóxicos, o projeto também conta com um Programa de Segurança Alimentar e Compostagem.
Como você pode ajudar
Você pode ajudar com doações de materiais, dinheiro ou com trabalho.
Entre em contato através do e-mail: contato@moradasdotempo.org.br ou do telefone: (41) 3086-9300.