Faça a diferença: Conheça as diversas formas de ajudar no desenvolvimento pessoal, intelectual e social de jovens que acabaram de ser desabrigados e não possuem vínculo familiar fortalecido.
Jovens não adotados enfrentam o desemprego
Quando saem dos abrigos, obrigatoriamente aos 18 anos, os jovens não adotados precisam enfrentar uma série de desafios da recém vida adulta. Desde entender o seu lugar como cidadão, até reconhecer suas necessidades emocionais.
Com uma vida menos estruturada, a base estudantil acaba sendo defasada, assim como o acesso às informações necessárias para concluir os estudos.
O resultado, infelizmente, não tem como ser diferente: com a falta de qualificação acadêmica para o mercado de trabalho, os jovens não adotados precisam enfrentar o peso do desemprego.
Retrato da adoção no Brasil
De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, em março do ano passado (2022), haviam 3.751 crianças e adolescentes disponíveis para adoção, enquanto a fila de espera era de 33.046 pretendentes.
A discrepância entre os números é resultado de vários fatores: idade, gênero, etnia e raça das crianças e adolescentes. Ou seja: o tipo de perfil disponível não condiz com a expectativa dos pretendentes da fila de espera.
Esse movimento faz com que, quanto mais avança a idade da criança e do adolescente no abrigo, diminuem bastante as chances de adoção.
Como ajudar os jovens não adotados?
Ao entrar em nosso site, clique na aba “Como Ajudar”. Você irá se deparar com valores que podem ser doados mensalmente. Assim, com os depósitos doados, nós ajudamos no ensino dos jovens e nas suas demandas de casa, além da relação com a alimentação, manutenção e até mesmo cuidados pessoais.
Outras formas de ajudar
Além dos valores mensais, você pode ajudar o Moradas do Tempo de outras formas. Você pode realizar prestação de serviços, colaborando com os jovens com atendimento médico, psicológico ou de qualquer outro tipo! Ainda, a sua empresa pode contribuir com auxílio financeiro ou com oportunidades de emprego e estágio para nossos jovens.
A mentoria é outra opção, caso queira ajudar um jovem e tenha disponibilidade para isso!
Dessa forma, você poderá auxiliá-lo em diversas questões, principalmente do cunho social.
Campanhas que estão no ar
No nosso site na aba “Como Ajudar” você pode auxiliar com duas campanhas que visam pagar a carteira de motorista da Luana e do João Vitor. Se você puder, apoie essa etapa importante na vida dos jovens!
Qualquer ajuda é bem vinda e ficaremos felizes com a sua!
Para falar com o Moradas do Tempo acesse a aba “Contato” em nosso site 🙂